fbpx

7 Dicas Sobre Web Design

Banner 7 Dicas
7 Dicas sobre web design, para chamar atenção dos usuários do seu site!

Compartilhe este Post

7 Dicas Sobre Web Design

De acordo com a Carleton University, os visitantes avaliam um site em 0,05 segundos após o acesso à página. Pense nisso: em cinco centésimos de segundo após entrar no site, o usuário decide se gosta da página e se vai interagir com ela. A pessoa usa sinais não verbais para avaliar. Ele forma inconscientemente a primeira impressão. 

Neste artigo vamos mostrar para você como influenciar um visitante a ficar no seu site  na primeira impressão.

Por que os profissionais de marketing de conteúdo precisam alcançar o público de forma não verbal ? 

Para melhorar o desempenho do seu site, você precisa entender o comportamento do usuário e alterá-lo de uma forma que seja boa para você. Em outras palavras, para que seu conteúdo funcione, seu site precisa causar uma primeira impressão positiva nos usuários. Os seguintes métodos não verbais de influenciar seu público irão melhorar as métricas do site e aumentar suas vendas:

  1.  Descubra onde o visitante do site vai olhar primeiro. 

O Instituto Pointer usou o rastreamento ocular para rastrear os olhos das pessoas que acessaram uma página  web pela primeira vez. Descobriu-se que as pessoas da cultura ocidental prestam atenção principalmente a áreas estritamente definidas da página. Mais análises você encontra aqui. Eles são mostrados em vermelho e amarelo na imagem  abaixo.

Observe que as áreas indicadas se parecem visualmente com a letra “F”. 

Normalmente, a pessoa começa a avaliação no canto superior esquerdo da página. Seu olhar desliza da esquerda para a direita, capturando imagens visuais. Então ele desce e repete o movimento da esquerda para a direita.

Como usar os dados deste estudo na prática? 

Nas áreas da página que o visitante avalia primeiro, ele deve encontrar sinais não-verbais de confiança, apelos à ação, sinais de aprovação e boa vontade.

  1.   Use sinais de confiança não verbais

A confiança é um dos pilares da cooperação frutífera e de longo prazo entre empresas e consumidores. No entanto, você não tem tempo para provar logicamente ao visitante que seu site é confiável. Como mencionado acima, a primeira impressão é formada em centésimos de segundo. Portanto, use sinais de confiança não verbais:

“Mostre ao visitante suas mãos´´. Os psicólogos dizem que, na linguagem corporal, as mãos são o principal indicador de confiança. Preste atenção aos discursos de políticos experientes. Eles gesticulam ativamente e não mantêm as mãos abaixo do nível do peito. Use a experiência deles: poste fotos no site em que você possa ver claramente suas mãos

Use fotos com expressões faciais adequadas no site. 

  1.   Call to Action com Sinais Não Verbais

Quando um visitante chega ao seu site pela primeira vez, você deseja causar uma boa impressão nele e exigir uma ação útil. Mas como você faz isso não verbalmente? A maneira mais fácil de transmitir informações não verbalmente é por meio de gestos. 

A foto a seguir foi indicada para Melhor CTA não verbal:

Essa foto incentiva o público a seguir uma conta no Twitter é melhor do que mil palavras.

  1. melhore os recursos visuais aos quais os usuários prestam atenção primeiro

O Dr. Hong Shen, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, descobriu, com a ajuda do rastreamento ocular, que nos primeiros momentos após chegar ao local, o visitante avalia os seguintes elementos:

  • Logo.
  • Menu de navegação principal.
  • Formulário de pesquisa.
  • Botões de mídia social.
  • Imagem no cabeçalho do site, se houver.
  • Conteúdo do texto. Neste caso, estamos falando sobre a avaliação do design visual de textos.
  • Rodapé do site.
  • Aumente o apelo visual desses elementos para chamar a atenção dos visitantes.

Aumente o apelo visual desses elementos para chamar a atenção dos visitantes.

  1.   Gerenciar visitantes usando  cores 

Pesquisadores da University of Missouri Science and Technology investigaram o efeito das cores nas avaliações dos usuários de páginas web. Eles descobriram que os usuários tendem a confiar em um site se um esquema de cores causa uma boa impressão.

De acordo com o proprietário do Buffer Blog, Leo Wildrich, as cores podem ser usadas para comunicar as seguintes qualidades ao visitante do seu site:

  • Azul: lealdade, estabilidade, calma.
  • Amarelo: felicidade, otimismo, juventude.
  • Verde: saúde, sucesso, esperança.
  • Preto: força, mistério, profissionalismo.
  • Branco: pureza, inocência, abertura.
  • Vermelho: paixão, sexualidade, força.
  • Roxo: aristocracia, espiritualidade, luxo.
  • Laranja: energia, calor, bom humor.

Use cores em seu site que correspondam à missão da sua marca e às expectativas do público.

  1. Tipografia é importante

O design da tipografia afeta diretamente o gerenciamento da atenção do usuário em seu site. De particular importância neste caso, é a hierarquia e o estilo de vários elementos da página: parágrafos, cabeçalhos, listas, citações e colunas ou tabelas.

O conteúdo visual também afeta o layout, por isso é melhor considerar a progressão natural ao criar designs. Escreva o conteúdo de forma que gradualmente vá para o final da página e chame a atenção do usuário para cada parágrafo.

A melhor ferramenta neste caso são seus olhos. Aprenda a perceber a diferença entre os elementos tipográficos e avaliar seu impacto em outros elementos. Crie relacionamentos entre as seções da página para destacar o conteúdo.

Prestar atenção em:

  • Tamanho do texto
  • Família de fontes
  • Contraste de cor
  • Relações entre diferentes setores da página
  • Alturas de linha e bordas de parágrafo
  • Espaçamento entre letras e maiúsculas e minúsculas
  1.  Conteúdo orientador

Diferentes tipos de sites usam métodos diferentes para gerenciar a atenção do usuário. Por exemplo, as páginas de destino costumam usar pequenos blocos de conteúdo, ícones, capturas de tela e depoimentos.

Em outros sites (como blogs), os usuários não são levados imediatamente para a página inicial. Muitos seguem o link para um artigo específico. Nesse caso, o título deve atrair a atenção dos visitantes, despertar o interesse pelo conteúdo. Aqui, as habilidades de redação têm um papel crítico, para que o leitor não perca uma única palavra.

Algumas características de design não podem ser explicadas de um ponto de vista analítico; seu uso pode ser benéfico para alguns sites e malsucedido para outros.

Aprender a projetar é em grande parte um processo visual. Seu olhar para ele é crucial. Você deve aprender a prestar atenção aos detalhes para definir a hierarquia visual. 

Apenas confie em seus olhos. Crie uma lista de seus sites favoritos e analise cada um. Identifique os melhores elementos e seu impacto em todo o design. Isso o ajudará a avaliar esses conceitos de uma perspectiva de UI / UX, não de uma perspectiva do usuário.

Aprenda a analisar layouts de sites e recriá-los. Com o tempo, você terá acumulado toda uma biblioteca de elementos, o que simplificará muito o processo de criação de sites de sucesso.

Veja Mais

Banner 7 Dicas
E-commerce

7 Dicas Sobre Web Design

7 Dicas sobre web design, para chamar atenção dos usuários do seu site!

×
0